Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

saúde

Cólicas Menstruais - Alivie Com Chás Caseiros Esse Pesadelo Feminino

"Você costuma ter cólicas menstruais? Se você sofre com isso, que tal experimentar alguns chazinhos naturais para melhorar seu bem-estar?"

A cólica menstrual, também chamada de dismenorreia, é uma dor pélvica que ocorre devido à liberação de prostaglandina, substância responsável por fazer o útero contrair para então eliminar o endométrio. O endométrio por sua vez é a camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião, e no caso da não-fecundação do óvulo, o endométrio se descama e é eliminado em forma de sangramento.

Atitudes que ajudam a aliviar as cólicas


Durante as cólicas algumas atitudes simples, aliadas ao uso dos chás, podem amenizar a dor de forma mais rápida:
 
  1. Deite-se de barriga para baixo, comprimindo a barriga sobre um travesseiro: o simples fato de deitar já ajuda a amenizar a dor. Usar uma bolsa de água quente na região lombar e no abdômen também ajuda, pois o calor estimula a irrigação, relaxando a musculatura e diminuindo as contrações uterinas.
  2. Consuma alimentos naturais com poder anti-inflamatório. Alguns alimentos são verdadeiros relaxantes musculares, como inhame, vegetais de cor escura, banana, beterraba, aveia, tofu, abobrinha, couve, salmão, castanha do Pará e atum. Porém, estes alimentos devem ser incluídos regularmente em sua dieta: consumi-los somente no período das cólicas não trará alívio algum. Evite café, chá preto e refrigerante, pois estes favorecem maior produção de hormônios femininos.
  3. Faça exercícios físicos leves. Em um primeiro momento, pode parecer que não faz diferença, mas atividades como alongamento, ioga, caminhada e bicicleta ajudam a minimizar os sintomas da cólica. Feitos de forma regular e moderada, os exercícios ajudam o corpo a liberar endorfina, hormônio capaz de diminuir a dor.

 

Chás para Cólica Menstrual

 

As ervas podem ajudar as mulheres em uma variedade de problemas associados ao ciclo menstrual, como dores, fluxo intenso, ciclo irregular, tensão pré-menstrual, menopausa e também infecções vaginais. Veja algumas dicas de chás que podem sim aliviar o desconforto das cólicas menstruais.

Chá de Calêndula

 

A calêndula tem na sua composição óleos essenciais, glicósidos amargos e flavonoides.  A calêndula é usada pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, desinfectantes, cicatrizantes, adstringentes, desintoxicantes e hemostáticas.

Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher rasa de sobremesa de flores de calêndula. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome 10 dias antes da menstruação.

Chá de Orégano

 

O orégano é fantástico, sendo inclusive um excelente tratamento caseiro para cólica menstrual. Possui ação diurética, sudorífera, eliminando as toxinas do organismo, podendo ser utilizado em casos de cólicas menstruais e dores de cabeça.

Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher rasa de sobremesa orégano. Deixe agir por 10 minutos e coe. O chá de orégano pode ser tomado durante todo o mês.

Chá de Camomila

 

A camomila é calmante e antiespasmódica. As infusões e tinturas aliviam as cólicas e o estresse.

Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de flores de camomila. Deixe agir por 10 minutos e coe. O chá de camomila pode ser tomado durante todo mês.

Chá de Vitex

 

O vitex parece umas bolinhas de pimenta. É um excelente regulador hormonal, ingira a tintura ou o chá para regular os ciclos menstruais, aliviar os sintomas da TPM e da menopausa. Também é frequentemente usada para tratar a síndrome do ovário policístico.

Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher rasa de sobremesa de vitex. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome 10 dias antes da menstruação.

Chá de Folha de Framboesa

 

A folha de framboesa é tônica e adstringente. Tome a infusão para aliviar cólicas menstruais ou diminuir o fluxo intenso.

Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de folhas de framboesa. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome 10 dias antes da menstruação.

Chá de Verbena

 

A verbena é antiespasmódica. Tome a infusão, ou tintura, para aliviar dores de cabeça associadas ao ciclo menstrual, menopausa ou TPM, cansaço nervoso e menstruação escassa. 

Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de verbena. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome 10 dias antes da menstruação.

Chá de Gengibre

 

O gengibre para dor menstrual é uma boa solução, pois ele possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que diminuem a dor, muito presente antes ou durante a menstruação.

Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de gengibre ralado. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome uma xícara nos dias da menstruação. O chá de gengibre pode ser tomado também durante todo o mês.(outro chá excelente é o de gengibre, canela e anis).

Como tomar os chás?


O chá pode trazer muitos benefícios à nossa saúde, porém é bom sempre ter cautela na hora da quantidade. Para fazer os efeitos benéficos e não ter efeitos desagradáveis, o ideal é que se tome no máximo 2 xícaras ao dia. Então você pode escolher uns 2 tipos de chá da sua preferência e tomar sem medo. Você também pode fazer apenas um tipo de chá, misturando os tipos de ervas. Fonte: Beleza e Saúde

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster