Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

saúde

Alface - Acalma, Ajuda a Dormir e Facilita a Digestão

"A alface é uma hortaliça composta, que se apresenta com variedades de folhas lisas e crespas"
 
Sua cor varia desde o verde até o arroxeado. Os antigos romanos tinham o costume de comer alface à noite, para facilitar o sono após um rico jantar. Atualmente, também se recomenda a indivíduos em condições de estresse, ingerir a alface a noite.

A alface é um dos alimentos mais ricos em água (94,9%). No entanto, fornece quantidade relativamente alta de proteínas (1,62%), um pouco menos que as batatas (2,07%). É muito podre em carboidratos (0,67%) e em gorduras (0,2%), o que explica seu baixo fornecimento energético (16 kcal/100g). O valor nutritivo e dietoterapêutico da alface depende dos seguintes componentes:

Provitamina A: 100g de alface fornecem 260 microgramas de ER (equivalentes a retinol), o que supõe a quarta parte das necessidades diárias de provitamina.

Vitaminas do complexo B: É bastante rica em vitamina B1 (0,1mg/100g) e B2 (0,1mg/100g), principalmente em folatos.

Vitamina C: A concentração dessa vitamina na alface é de 24mg/100g, um pouco menos da metade que a laranja ou limão.

Minerais: Destaque para seu conteúdo em potássio (290mg/100g) e em ferro (1,1mg/100g). Apresenta também quantidades significativas de cálcio, fósforo e magnésio, assim como dos oligoelementos zinco e cobre.

Fibra vegetal (1,7%): que contribui para seu efeito laxante.

Propriedades terapêuticas

Graças a essa composição, a alface tem as seguintes propriedades: sedativa, sonífera, aperitva, laxante, alcalinizante e remineralizante. Suas indicações são:

Transtornos funcionais do sistema nervoso, como nervosismo, estresse ou tensão psíquica e ansiedade. O consumo habitual de alface produz uma suave e imperceptível sedação, já que aporta vitaminas do grupo B necessárias para o bom equilíbrio nervoso.

Insônia: Para isso se recomenda ingeri-la à noite, em boa porção, e de preferência como prato único.

Transtornos digestivos: Ingerida antes dos outros alimentos, a alface tonifica o estômago e facilita a digestão.

Prisão de ventre: Facilita o trânsito intestinal por seu conteúdo em fibra e sua boa digestão.

Obesidade: A alface produz uma sensação de saciedade e fornece poucos calorias. Também contribui para reduzir o nervosismo ou ansiedade pela comida que, com frequência, acompanha a obesidade.

Diabetes: A alface é um dos alimentos mais pobres em carboidratos, de modo que os diabéticos podem consumi-la sem restrições.

As folhas podem ser consumidas cruas, temperadas com azeite de oliva e gostas de limão, por exemplo, ou cozidas, como no caso das folhas mais duras que podem ser cozidas como qualquer outra verdura. Fonte: wp.clicrbs.com.br/viverbem

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster