Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

curiosidades

Gagueira - Novo Estudo Mostra Desvios No Cérebro

"A causa da gagueira continua a esquivar-se dos cientistas, embora um novo estudo possa finalmente lançar alguma luz sobre por que algumas pessoas lutam para formar palavras, revelando que uma região do cérebro chamada área de Broca recebe um fluxo sanguíneo reduzido em pessoas que gaguejam"

Anteriormente, os pesquisadores se concentraram na mecânica da fala ao tentar descobrir a causa da gagueira, trabalhando na suposição de que o impedimento é causado por problemas com o trato vocal ou língua.

No entanto, o novo estudo, publicado na revista Human Brain Mapping, descobriu que a questão é muito mais cerebral do que mecânica.

Usando a ressonância magnética (IRM), os autores do estudo mediram o fluxo sanguíneo no cérebro de 26 gagos e 36 pessoas que não têm dificuldade em falar fluentemente. Os resultados mostraram que aqueles que gaguejam têm um fluxo sanguíneo reduzido na área de Broca, e que a magnitude desse efeito está diretamente correlacionada com a gravidade de seu gaguejar.

A área de Broca desempenha um papel importante na produção da fala, e tem sido mostrada capaz de coordenar os movimentos necessários para falar. Também tem sido implicada no que os cientistas chamam de “recuperação lexical”, que se refere ao processo de passar de um conceito mental para uma palavra falada.

Em um comunicado, o co-autor do estudo, Jay Desai, confirmou que “o fluxo sanguíneo estava inversamente correlacionado com o grau de gagueira – quanto mais grave a gagueira, menor o fluxo de sangue para esta parte do cérebro”.

Embora ainda não se saiba o que causa esta interrupção no fluxo sanguíneo cerebral, esta última descoberta pode pelo menos ajudar os investigadores a conceber novos tratamentos que visem as partes do cérebro responsáveis pela gagueira. http://misteriosdomundo.org

Veja neste vídeo as possíveis formas de amenizar o problema:


Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster