Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

psicologia

Sentimento De Culpa - Saiba Lidar Com Esse Problema

"O sentimento de culpa surge quando alguém se arrepende por alguma atitude que tomou ou quando não aceita os seus defeitos, erros, fraquezas e até mesmo a sua insignificância na condição de ser humano"
 
Este sentimento atinge com mais força as pessoas que possuem uma espécie de delírio de grandeza e querem ser perfeitas. Afinal, elas se pressionarão mais e terão dificuldades em admitir os seus erros. E você, será que sabe lidar com o sentimento de culpa? Preparamos um post em que, juntos, iremos discutir isso. Fique conosco e confira!
 

Como lidar com o sentimento de culpa?

 
Como nós podemos enfrentar este problema? Quais são as melhores atitudes que podem ser tomadas frente ao sentimento de culpa? A seguir, daremos algumas dicas:
 

Compreenda que você é um ser imperfeito

 

Para começar a lidar com este sentimento, é necessário, antes de tudo, identificar e assumir o sentimento de grandeza e entender que a vida não está completamente sob nosso controle: não há problema nenhum em errar.

Desse modo, é preciso compreender que os seres humanos são seres que, por natureza, são imperfeitos. Os erros acontecem inevitavelmente e, a nós, cabe somente entender o porquê de termos errado e procurar não cometer os mesmos erros.
 

Procure conhecer a origem do sentimento

 
Como uma forma de autoconhecimento, é importante conhecer a origem do sentimento de culpa. Para isso, faça perguntas a si mesmo: o que me faz sentir culpado? Quais são os momentos em que isso acontece? Responda a essas perguntas fazendo uma lista, em que as as culpas vivenciadas por você serão elencadas uma a uma. Isso pode lhe ajudar a conhecer e estudar os conflitos emocionais gerados pelo sentimento de culpa e começar a investigar o porquê de você se sentir dessa maneira em dadas situações.
 

Entenda a diferença entre responsabilidade e culpa

 

É necessário também entender a diferença entre responsabilidade e culpa, pois ambos são muito diferentes e, assim, possuem consequências distintas. Responsabilidade é reconhecer que você é o responsável pelos seus atos, enquanto culpa é o sentimento que provém do fato de alguém querer que as coisas aconteçam sempre como ele quer.

Ou seja, você sempre será responsável por suas ações, entretanto, não cabe a você culpar-se caso algo que fez venha a dar errado.
 

Não guarde o sentimento de culpa

 
O sentimento de culpa é muito forte e jamais deve ser guardado dentro de si. Isso porque ele é o único responsável por causar doenças emocionais. As consequências podem ser graves e incluem: depressão, tratar mal os outros, estar continuamente encontrando culpados para tudo, vício em drogas e isolamento. Frente a isso, o sentimento de culpa, quando identificado, deve ser tratado da melhor maneira possível a fim de não causar maiores danos à pessoa.
 

Como tratar o sentimento de culpa?

 

A melhor maneira de tratar o sentimento de culpa, fazer com que ele não se estenda e prejudique a sua qualidade de vida é através da consulta com um psicólogo. Isso porque, através do auxílio de uma pessoa especializada, você terá a orientação e o aconselhamento adequados para se entender melhor e tratar de uma vez por todas esse perigoso sentimento.

Com essas dicas, você com certeza conseguirá interpretar melhor as causas e as consequências do sentimento de culpa, bem como identificar a maneira como agir frente a esse problema. Fonte: psicologiaviva.com.br

Por que será que carregamos tanta culpa em nossos ombros? Assista o vídeo:

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster