Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

psicologia

Síndrome Do Pensamento Acelerado - Estímulos Do Dia a Dia

"A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é produzida por uma hiper construção de pensamentos, numa velocidade tão alta que estressa e desgasta o cérebro"
 
É o resultado do excesso de atividades e de estímulos sociais que somos submetidos diariamente, e impede o desenvolvimento das funções da inteligência, como refletir antes de reagir, expor e não impor ideias, exercer a resiliência, colocar-se no lugar do outro.

Você tem ansiedade excessiva, irritabilidade, flutuação emocional, inquietação, intolerância a contrariedades, déficit de concentração, esquecimento, fadiga excessiva e cansaço ao despertar? Constantemente sente dores de cabeça ou musculares, tem queda de cabelo e sintomas de gastrite?

Se sua reposta for sim, na maioria dos pontos, é bem provável que esteja sofrendo de SPA. Um mal que hoje provavelmente atinge mais de 80% dos indivíduos de todas as idades, de alunos a professores, de intelectuais a iletrados, de médicos a pacientes.

As pessoas que têm um trabalho intelectual mais intenso, como médicos, psicólogos, jornalistas, executivos, professores, são as mais atingidas pela SPA. Há médicos com dores de cabeça, dores musculares e uma fadiga tão grande que parece que carregam seu corpo de tão cansados que estão. Há professores com déficit de memória intenso, porque não administram sua psique adequadamente, o cérebro deles bloqueia a memória para pensar menos e poupar energia. Estão muito esquecidos, mas querem que seus alunos se lembrem nas provas escolares.

Somos rápidos em responder, mas não questionamos nossas convicções antes de falar. Não refletimos sobre o que é prioridade em nossa vida. Algumas de nossas crenças limitadoras e perturbadoras também se relacionam com nossa dificuldade de gerenciar nosso tempo, nossa rotina. Organizar nossa vida, priorizando o que realmente é importante, produz mais Janelas Light em nossa memória e nos dá força para seguir adiante. Definir o que é importante nos traz benefícios tanto no presente quanto no futuro. Mas definir o que é importante exige uma grande atuação do Eu.

Não temos ideia de que, no aparelho mental, um pensamento, por mais tolo que seja, é construído com maior engenhosidade do que um edifício com milhões de tijolos e que demora anos para ser acabado. Exagero? Não. Engenheiros sabem quais tijolos usar para uma construção física, mas o Eu, como engenheiro da psique, não sabe sequer como entrar na mente e utilizar os materiais disponíveis para a construção de pensamentos.

Ser gestor da psique é saber filtrar estímulos estressantes, fazer a higiene psíquica, reciclar pensamentos, reeditar o filme do inconsciente e construir janelas paralelas para superar nossos conflitos. O Eu representa nossa autoconsciência, a consciência da essência humana (o que somos), da nossa identidade (quem somos), do nosso papel social (o que fazemos), da nossa localização no tempo e espaço (onde estamos).

Para isso, apresentam-se cinco passos importantes para evitar a SPA:

1) Evite o excesso de informações
No passado o número de informações dobrava-se a cada dois séculos, atualmente, a cada cinco anos. O exagero de dados é registrado involuntariamente por um fenômeno inconsciente, o Registro Automático da Memória (RAM), transformando nossa mente num depósito de informação, o que nos torna hiperativos.

2) Critique os estímulos visuais e sonoros
A mídia reforça a propaganda sugerindo uma falsa necessidade de bens ou estímulos para viver, o que gera insatisfação e transtornos psíquicos. Temos ansiedade ao consumir. Você já percebeu o quanto nosso consumo está baseado na emoção, e não na lógica? Caímos nas armadilhas dos apelos visuais e sonoros da indústria cultural, vivemos mais na aparência que na essência.

3) Não se torne escravo da tecnologia
A internet trouxe grandes ganhos, mas contatos superficiais. Ela favorece a comunicação a distância, porém tem restringido o contato presencial e a interação com atividades que promovem a saúde emocional, como conversa entre amigos, atividades sociais e contato ao ar livre e convivência com os diferentes. Pais e filhos não cruzam suas histórias, raramente trocam experiências de vida. É preciso uma desintoxicação digital.

4) Diminua o ritmo
É impossível deixar a agenda de lado e esquecer os compromissos. Mas quem quer fazer tudo ao mesmo tempo acaba inevitavelmente não concretizando nada. E pior, torna-se uma pessoa insatisfeita, agitada. Estamos vivendo sob a lógica do fast-food emocional, não é a qualidade do que consumimos que produz o prazer, mas a quantidade. Tudo é pronto. Não exige contemplação, desafio e descoberta.

5) Cuidado com a competição predatória
A paranoia pelo sucesso a qualquer custo e a compulsão de ser o número um está destruindo as relações e transformando as pessoas em escravas do sucesso. Uma pessoa com a SPA tem mais dificuldade de lidar com suas perdas, administrar suas decepções, refletir sobre suas falhas. É preciso ter consciência que a vida é cíclica, não há sucesso que dure todo tempo e nem fracasso que seja eterno.

Com essas dicas e a prática diária de Duvidar, Criticar e Determinar ser diferente, será possível gerenciar a ansiedade, tornando sua qualidade de vida saudável perante as intempéries da vida. Fonte: escoladainteligencia.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster