Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Linfonodomegalia - Aumento Dos Gânglios Linfáticos

"Linfonodomegalia é o aumento do tamanho dos linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos"
 
A linfonodomegalia pode ser generalizada ou localizada numa determinado região do corpo, afetando todo um conjunto de linfonodos (cervical, mediastinal, axilar, inguinal...).

Os linfonodos são pequenos órgãos de defesa localizados no trajeto dos vasos linfáticos. Os gânglios linfáticos atuam como filtros da linfa, podendo reter, destruir ou retardar a proliferação de micro-organismos (bactérias, vírus, protozoários) e células cancerígenas pelo organismo.

A linfonodomegalia pode ser causada por infecções ou inflamações, alergias, doenças reumatológicas e câncer. O aumento do linfonodo significa que o corpo está reagindo a alguma infecção ou a agentes agressores.

As principais causas de linfonodomegalia em crianças e adultos jovens são as infecções respiratórias bacterianas ou virais, a mononucleose infecciosa ("doença do beijo), a toxoplasmose e a tuberculose. Após os 50 anos, aumentam as chances da linfonodomegalia ser causada por câncer.

Quando o linfonodo está aumentado devido a uma inflamação, o seu crescimento é rápido, há dor no local, a pele que recobre o gânglio fica avermelhada, com a superfície regular e lisa. Normalmente o linfonodo não cresce mais que 2 cm.

Já numa linfonodomegalia causada por câncer, os linfonodos apresentam um crescimento lento, normalmente não causam dor, no início não há alterações na coloração da pele, a superfície é irregular e o gânglio em geral tem mais de 2 cm.

Uma linfonodomegalia que persiste por mais de duas semanas deve ser vista por um médico clínico geral ou médico de família. Dependendo do caso, pode ser necessário fazer uma biópsia para identificar a causa do aumento do gânglio. Fonte: medicoresponde.com.br

Confira no vídeo abaixo as informações técnicas sobre a linfonodomegalia:

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster