Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

saúde

Mindfulness - Uma Prática Poderosa Para o Bem-estar Emocional

"A prática da mindfulness é a atividade mais disciplinada que pode existir"
 
Na verdade, resumidamente mindfulness pode considerar-se a capacidade de ficar focado em um ou mais estímulos (internos ou externos) tendo consciência do impacto que está a ter no seu ser no momento presente, sem julgamento. A mindfulness, que em português quer dizer, Atenção Plena, usa os mecanismos da atenção consciente no sentido de permitir-nos ter uma perspectiva mais abrangente do que acontece ao nosso redor, e dentro de nós. Quando me refiro ao que acontece dentro de nós, estou a falar dos pensamentos, sentimentos, sensações, imagens, cheiros, sons e sabores. Relativamente aquilo que acontece ao nosso redor, diz respeito aos estímulos que nos chegam do exterior, do ambiente que nos rodeia. 

Para perceber melhor a relação que a prática da mindfulness pode ter no seu bem-estar emocional, importa ficar ciente de alguns conceitos centrais a levar em consideração:
 
  1. Você não é os seus pensamentos (ou seja, você não se resume aquilo que pensa)
  2. Você não é os seus sentimentos (ou seja, você não é aquilo que sente num determinado momento)
  3. Você não é os seus comportamentos (ou seja, você não é aquilo que faz)
  4. É saudável e adaptativo aceitar a realidade (ou seja, aquilo que lhe acontece é real)
  5. Esta ideia comporta todas as anteriores: Você é aquele que pensa, sente e age, logo é mais que os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, e quando pensa, sente ou faz algo que não quer ou não gosta, quando isso está a acontecer, essa é a realidade, nesse momento tem de aceitá-la.
  6. Aceitar a realidade, não equivale a gostar dela ou que esse é o seu destino. No momento seguinte você pode fazer coisas para mudar a sua realidade, seja pensando outros pensamentos ou fazendo algo para mudar os seus sentimentos ou comportar-se de outra maneira.

  Fique atento de forma plena ao seu estado de ser

 

Mas qual a relação da prática da mindfulness e dos conceitos anteriores com o bem-estar emocional? Grande parte do sofrimento emocional é oriundo dos conflitos internos, da rigidez de pensamento e sobretudo das reações emocionais despropositadas e desproporcionais. Assim sendo, se regularmente no seu dia a dia, preferencialmente assim que se levanta tomar consciência do seu estado interno (estado de humor e sentimentos), se este for desfavorável, ou por exemplo, você sente-se deprimido ou decepcionado, pode relembrar-se nesse exato momento do ponto 2, ou seja, você não é aquilo que sente, você é aquele que ficou ciente que está a sentir-se deprimido.

Ao entender que pode estar a ter um sentimento deprimido, mas que você é mais do que aquilo que está a manifestar-se no seu corpo, fica numa posição de perceber (Atenção Plena) que nesse mesmo instante possui em si a capacidade de orientar a si mesmo com um discurso positivo, com uma atitude positiva  e fazer coisas para que o retorno dessas ações possam alterar aquilo que sente, para um sentimento mais capacitador.

Entendeu agora a importância da Mindfulness? Sempre que você se percepciona como um ser amplo e pleno, que comporta em si a todo o momento todos os seus recursos, e toda a capacidade de sentir um elevado espectro de sentimentos, passa a ter a habilidade de não se reduzir a um único sentimento do momento.
A reter: Ao ficarmos cientes que apesar de estarmos a sentir um sentimento negativo, podemos não nos reduzir a ele, não nos fundirmos a ele, nem agirmos de acordo com ele, aplicamos o conceito de não julgamento da prática da Mindfulness. Isto é extraordinário, pois liberta-nos do sofrimento emocional. Não nos liberta da dor associada ao sentimento negativo que estamos a sentir, mas evita que isso se transforme em sofrimento, pois percebemos que temos a possibilidade de fazer algo para reduzir a dor, ou que essa dor é temporária, e por isso não vale a pena dar-lhe demasiada atenção.

A prática da mindfulness tem um duplo benefício

 

Neste artigo não me estou a referir à prática tradicional da mindfulness tipo meditação, e que para isso você necessitasse estar sentado e quieto durante 3o minutos e a entoar um mantra ou tentar esvaziar a sua mente. Nada disso. Neste caso, estou a utilizar os conceitos mais simples da mindfulness para que consiga aplicá-los de forma prática e eficaz no seu dia a dia, com o objetivo de melhorar o seu bem-estar emocional.

Vamos lá então:

O primeiro benefício é você treinar a atenção até ao ponto de conseguir colocá-la onde mais importa que ela esteja, momento a momento. Por cada vez que você observa o estado em que se encontra, e consegue ficar ciente dos pensamentos que estão passando na sua cabeça e dos sentimentos que está a sentir no seu corpo, está exercitando a sua atenção plena (mindfulness).

O segundo benefício é você entender que é um ser pleno, constituído por um vasto leque de habilidades, capacidades e possibilidades. Dou alguns exemplos:
 
Exemplo 1: Você não é apenas o seu passado ou aquilo que lhe aconteceu, principalmente se isso tiver sido terrível e incapacitante. Você é também o seu presente e sobretudo o seu futuro, os seus sonhos, objetivos e aquilo a que dá significado e pretende vir a alcançar.

 

Exemplo 2: No momento que você fica triste ou decepcionado com um determinado acontecimento, situação ou pessoa, e sente-se terrivelmente mal com isso, você não perdeu o amor que tem pelos seus amigos, familiares ou parceiro. Você continua a ter a capacidade de sentir alegria, amor, satisfação e conforto vindo da interação com essas pessoas. Você é mais que o acontecimento e sentimento momentâneo.
Todos temos a capacidade de expandir a atenção ou reduzi-la. Lembre-se deste ensinamento, especialmente nos momentos menos bons da sua vida. Quando estamos na presença de pensamentos e sentimentos negativos ou quando agimos de forma imprópria, a nossa atenção tende a expandir-se para esses cenários, limitando-nos o acesso à nossa sabedoria, à nossa inteligência e saberes mais abrangentes, fazendo-nos acreditar que naquele momento somos aquilo e só aquilo interessa. Nada podia estar mais longe da verdade.

Se você tiver a paciência e presença de espírito para perceber que os pensamentos e sentimentos ficaram turvos mas que em breve se dissiparão e você irá voltar a ver com clareza, o seu bem-estar raramente ficará em causa.

Com a prática da mindfulness e dos conceitos associados que descrevi mais em cima, você ficará capaz de deixar de reagir por impulso aos seus sentimentos e pensamentos negativos. Fique com eles, perceba que não é eles, e em seguida deixe-os ir, ou dirija a sua atenção para outros criados por você.

É notável o quão profundo esta influência consciente pode melhorar o seu bem-estar emocional ao longo do tempo. Mas você tem que praticar um pouco todos os dias. Fonte: escolapsicologia.com

Assista com atenção este vídeo para saber dos benefícios da prática do mindfulness:


Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster