Full width home advertisement

Biologia

Psicologia

Saúde

Post Page Advertisement [Top]

curiosidades

9 Coisas Interessantes Que Acontecem Com Você Enquanto Dorme

"Um dos momentos mais aguardados por muitas pessoas durante o dia é o período da noite. Isso porque, normalmente é a ocasião em que nós temos a possibilidade de dormir, visto por muitos como o período em que finalmente podemos descansar o corpo e repor todas as energias para o dia seguinte"

Mas será que é isso mesmo que acontece? A redação de "O Controle da Mente foi atrás e encontrou 9 coisas fascinantes que acontecem com você enquanto está dormindo, entre elas está a perca de peso, o alongamento do corpo e até mesmo o arquivamento de memórias ao longo prazo. Confira abaixo.
 

1 – Perder peso

 
Cerca de 500 gramas de água são perdidas enquanto dormimos. Isso explica o motivo de acordamos durante a noite com sede. Ou seja, além de ser útil para descansar e repor as energias para o outro dia, o sono também ajuda na hora de perder peso. Segundo cientistas, cerca de 0,02 gramas são perdidas por cada respiração.
 
 
 
 

2 – Sonambulismo

 

O sonambulismo é um fenômeno que ocorre em algumas pessoas que se levantam, caminham e até mesmo falam enquanto dormem. Estima-se que cerca de 30% da população mundial já passou por isso pelo menos uma vez na vida. Isso porque o sonambulismo é comum, principalmente entre crianças. Geralmente esse fenômeno ocorre durante o período em que o cérebro está ocupado processando as memórias do dia.
 

3 – Memória de arquivamento

 

Sabe aquele velho conselho dos pais para a gente dormir depois de estudar? Então, eles estão certo. Isso porque quando estamos dormindo o cérebro fica responsável por reproduzir tudo o que aconteceu durante o dia, catalogar e armazenar no centro da memória de longo prazo.

O órgão também é responsável por excluir as lembranças desnecessárias. Esse processo que nos acontece durante o sono é fundamental para que o ser humano se lembre de tudo o que aconteceu no dia ou de informações importantes.
 

4 – Alongamento do corpo

 

Durante o dia cerca de 1 centímetro do nosso corpo diminui após a pressão exercida para baixo sobre a coluna encolher as vértebras. No entanto, ao adormecer, as costas ficam relaxadas e assim o corpo volta a se esticar. Além disso, durante a infância e adolescência o período de sono é o momento que nos permite crescer, pois existe uma pressão que é retirada da coluna e das pernas quando estamos deitados, e nessa fase os hormônios de crescimento são liberados.
 

5 – Pressão sanguínea

 

Talvez você já tenha notado seu corpo ficar mais quente quando vai dormir. Isso acontece porque, segundo a ciência, cerca de 30 minutos antes de adormecermos o corpo começa a diminuir a temperatura corporal para reduzir o metabolismo e assim você não ficar com fome e conseguir dormir durante horas. Com isso, a pressão arterial também diminui. No entanto, tudo volta ao normal após o ser humano despertar.
 

6 – O cérebro consome mais energia

 

 
Enquanto dormimos é o período em que o cérebro mais consome energia. Isso porque durante o dia o órgão fica ocupado com tarefas do dia a dia, sendo assim, o período do sono é um dos únicos momentos em que o cérebro tem tempo para organizar as coisas.
 
 
 

7 – Paralisia

 

 
Quando você dorme todos os seus músculos são paralisados. Isso porque o  cérebro bloqueia neurotransmissores e receptores nos músculos. Isso explicaria os pesadelos durante a noite em que as pessoas tentam gritar ou correr, mas não conseguem, conhecido como “paralisia do sono”.
 
 

8 – Espasmos

 

Cientistas referem-se a sensação de ter o corpo empurrado para baixo como espasmos. Estima-se que cerca de 70% da população já experimentou esse espanto, que ocorre quando o cérebro simula impressão que está te empurrando. Isso acontece porque os músculos estão se preparando para dormir e, às vezes, o cérebro acha que o corpo está caindo.
 

9 – Sonhos

 

Você já parou para pensar o por quê sonha? Não? Então nós vamos explicar. Enquanto dormimos o nosso corpo cai inconsciente, assim o cérebro evoca uma realidade imaginária que existe apenas na nossa imaginação, mas que achamos que de fato é real. Porém, o dilema acontece quando acordamos, pois, normalmente quase tudo desaparece da memória. Cientistas explicam que os sonhos ajudam a fortalecer a memória de longo prazo. Fontes: listverse.com / fatosdesconhecidos.com.br

Observe no vídeo abaixo como é o sistema do metabolismo orgânico enquanto dormimos:

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster