Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

biologia

Cães São Capazes De Identificar Emoções Humanas!

"Uma pesquisa publicada na revista científica Biology Letters comprovou o que muita gente já desconfiava: os cães conseguem identificar as emoções humanas!"

A percepção de expressões entre animais de uma mesma espécie é conhecida e já foi bastante estudada. Esta sensibilidade é importante para a comunicação entre os animais, proteção do grupo e perpetuação da espécie. Porém, esta é a primeira vez que um estudo científico reconhece que animais não-humanos são capazes de identificar emoções humanas combinando diferentes sentidos.

(Pesquisas indicam que, além de reconhecerem as emoções de outros cães, nossos melhores amigos também são capazes de reconhecer emoções humanas) 

Os pesquisadores, da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, e da Universidade de São Paulo, realizaram testes com cães não treinados para chegar às suas conclusões. Os testes consistiram na apresentação de imagens de pessoas ou cães, expressando diferentes sentimentos, como alegria ou agressividade. Além disso, juntamente com as imagens, os cães ouviam diferentes sons, que poderiam ser relacionados ao sentimento da imagem ou não.

Por exemplo, um cão poderia receber uma imagem de uma face humana sorrindo, ao mesmo tempo em que ouvia o som de uma risada humana. Outro cão poderia receber esta mesma imagem, mas receber o som de um choro, representando o sentimento contrário. Os pesquisadores então observaram as reações dos animais, e relacionaram seu comportamento frente às imagens e aos sons.

Os resultados indicam que sim, os cães são capazes de identificar emoções humanas. Isto porque eles prestaram mais atenção quando as faces e os sons estavam relacionados entre si, o que indica que eles utilizam ambas as informações para chegar à conclusão de qual emoção está sendo expressa.

De acordo com os pesquisadores, o estudo indica que os cães são capazes de formar representações mentais para cada um dos sentimentos, sejam eles positivos ou negativos. Além disso, como os cães utilizados nos testes nunca foram treinados para sua realização, é possível concluir que esta habilidade é intrínseca à espécie. A alta sociabilidade dos cães e sua proximidade com populações humanas podem ter sido alguns dos fatores que levaram à seleção desta “habilidade” canina.

(Apesar de parecerem culpados ou envergonhados em certos momentos, especialistas afirmam que os cães são capazes de identificar e expressar apenas os sentimentos mais básicos, tais como alegria, tristeza e medo). 

Ainda, especialistas afirmam que os cães possuem uma capacidade emocional similar à de uma criança de dois anos, sendo capazes de reconhecer emoções básicas, como alegria, medo, tristeza e surpresa, mas incapazes de identificar ou expressar emoções mais complexas, como orgulho e vergonha. Entretanto, a capacidade emocional dos cães ainda está longe de ser completamente desvendada e muitas pesquisas ainda devem ser realizadas para nos esclarecer todas as dúvidas em relação aos nossos melhores amigos! Fontes: rsbl.royalsocietypublishing.org / biologiatotal.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster