Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

Tenha Cuidado Com o Excesso De Perfeccionismo

"Milhares de pessoas em todo o mundo sofrem deste problema. Descubra alguns truques que o vão ajudar a vencer a sua obsessão pela perfeição sem prejudicar a sua saúde mental"

Isabel Antunes, de 32 anos, inscreveu-se finalmente no curso de inglês que tanto queria fazer. No segundo dia de aulas a formadora colocou-lhe uma pergunta e ela, com receio de não saber responder e com medo do que os colegas iriam pensar, bloqueou. Saiu e não voltou mais ao curso. Esta mulher, à semelhança de milhares de pessoas em todo o mundo, sofre de um perfeccionismo quase doentio, procurando a excelência através de metas incomportáveis e irrealistas.

Este tipo de perfeccionismo caracteriza-se por uma obsessão pela perfeição que leva as pessoas a acreditrem que os outros esperam delas a perfeição, atribuindo-lhes supostas exigências que elas têm de satisfazer para que as aprovem e as aceitem. É o caso de Isabel Antunes, que partilhou o seu testemunho. Se se identifica, de alguma forma, com esta história, procure solucionar o seu problema e siga estes conselhos:
 
- Analise as qualidades e os inconvenientes dos seus comportamentos

Por exemplo, se faz trabalhos de qualidade mas demora três vezes mais tempo do que os seus colegas, vai sentir-se nervoso e ansioso e, mesmo quando os concluir, não vai ficar satisfeito porque vai estar a pensar no erro que cometeu ao demorar tanto tempo. Esta atitude servirá para descobrir as desvantagens do perfeccionismo. Vai servir-lhe de incentivo para explorar mais profundamente esses traços de personalidade e fazer algumas mudanças na sua conduta.

- Tente sempre fazer o melhor que sabe e procure desfrutar disso

Adapte-se às circunstâncias e às suas limitações. Assim vai gratificar-se por cada meta alcançada sem, em caso de não conseguir, ficar frustrado, mas sim encarando os erros como um passo de aprendizagem.

- Pense que, se todos fôssemos perfeitos não haveria nada mais para aprender

Buscar a perfeição equivale, de alguma forma, a fracassar, porque o objetivo é sempre inalcançável. Assim terá mais disponibilidade para investir nos seus tempos livres a mesma energia que dedica ao perfeccionismo. Ao relaxar e aproveitar a vida vai, provavelmente, viver muito mais feliz do que na busca incessante para ser um ser perfeito.
É vítima do (seu) perfeccionismo?

Para saber se tem um padrão de comportamento adequado, responda às seguintes questões e reflita sobre elas:

1. Estou a ser razoável? Será que posso realmente atingir este objetivo?
2. Este objetivo é-me útil e real? Ou será que estou simplesmente concentrado no que os outros vão pensar caso consiga atingi-lo?
3. Tenho imenso medo de errar?
4. Tenho sempre dúvidas sobre se ficou bem feito, se podia ter feito melhor e verifico mil vezes o que fiz?
5. Sou demasiadamente organizado? Passo mais tempo a planear uma tarefa do que realmente a executá-la?
6. Vale a pena ansiar este objetivo? O desgaste compensará mesmo quando a hipótese de o atingir é muito reduzida?
7. Sou flexível nas minhas atitudes? Sou capaz de ajustar o meu comportamento e recuar perante algumas dificuldades? Ou apenas procuro a excelência?
 
Aprenda a desfrutar da vida

Estes são os passos que deve tentar seguir no seu dia a dia para fugir do perfeccionismo:
 
- Fixe os objetivos que consegue realmente atingir e aumente-os pouco a pouco. Sempre que  atingir um deles vai aumentar a confiança que tem em si mesmo.
 
- Analise a sua satisfação durante determinadas atividades e o modo como as desempenha. Vai perceber que não precisa de ser perfeito ao fazê-las para desfrutar.
 
- Valorize os aspetos positivos de uma tarefa e não os negativos.
 
- Baixe o seu nível de exigência. Em vez de tentar dar sempre o máximo, tente pensar em dar 80%. Ao observar os resultados, vai sentir-se melhor. Lembre-se de que não precisa da aprovação constante dos outros para viver. O importante é aceitar-se a si mesmo. Fonte: lifestyle.sapo.ao

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster