Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

biologia

12 Informações Sobre o Corpo Humano Que Você Não Conhece!

"Que informações você sabe sobre seu corpo? Provavelmente você pode dizer de cor sua altura e seu peso, mas é improvável que saiba quantas células mantém seu organismo vivo ou a quantidade de sangue que é filtrado todos os dias nos seus rins"

Selecionamos oito curiosidades para você conhecer mais da matéria orgânica na qual você vive:
 

1 - 38 trilhões de células

 

 
São aproximadamente 38 trilhões de células no corpo humano, e elas são bastante diferentes entre si. Há pelo menos 130 tipos diferentes de células - alguns cientistas afirmam serem mais de 200 - no orgânismo. Exemplos são os neurônios, as hemácias, as fibras musculares e muitas outras.
 
 

2 - Que vivem até cinco meses

 
Quanta coisa pode acontecer em 24 horas em nosso organismo, não? Para algumas células, este é o tempo de uma vida. As 38 trilhões de células que temos são muito diferentes entre si inclusive no tempo de vida: algumas delas vivem pouco mais de um dia e outras têm um ciclo de vida de meses - as células do fígado, por exemplo, duram cinco meses.
 

3 - 39 trilhões de bactérias no corpo

 
 
Só tem uma coisa que temos mais que células no corpo. São as bactérias. Mais do que células, temos bactérias no corpo. Isso mesmo: temos mais bactérias que células próprias. São aproximadamente 39 trilhões delas, sendo que 38 trilhões vivem no intestino.
 

4 - Peso das bactérias

 
E elas são tão pequenas que pouco fazem diferença no nosso peso total: apenas 0,2 quilo, considerando uma pessoa média de 70 quilos.
 

5 - Sangue leva um minuto para correr o organismo

 

 
Neste exato momento, há 5 litros de sangue dentro do seu corpo. Ele é produzido pela medula e bombeado pelo coração. Em média, bastam 70 batidas para fazer o líquido vermelho correr o corpo todo - em um minuto, o coração dá conta de bombeá-lo por todo corpo.
 
 

6 - 110 mil batidas por dia

 

E como trabalha o coração! Os cientistas fizeram a conta: em um dia inteiro, o coração, órgão pequeno de apenas 300 gramas, pode realizar mais de 110 mil batimentos.
 

7 - Veias e artérias rendem volta ao mundo (duas vezes)

 

O sistema que irriga todo nosso organismo é muito mais complexo do que podemos imaginar. O conjunto de de veias, artérias e vasos capilares do corpo humano soma aproximadamente 97 mil quilômetros. Dá para ir e voltar de São Paulo ao Rio de Janeiro pelo menos 108 vezes. Em linha reta, seria o suficiente para dar duas voltas e meia na Terra.

 

8 - Rins filtram uma “geladeira” de sangue por dia

 

O sangue segue dois fluxos no corpo. O que corre limpo, levando nutrientes e oxigênio para as células, e o que corre sujo, com toxinas e gás carbônico. O pulmão cuida da troca de gases e o rim é o responsável por equilibrar o sangue e eliminar o que há de errado. Os dois rins, em conjunto, podem filtrar até 180 litros de sangue em um dia - suficiente para encher um geladeira pequena.
 

9 - 4 milhões de alvéolos

 
Para encher o sangue de oxigênio, quem trabalha são os pulmões. Trata-se de uma espécie de “caixa esponjosa” de mais ou menos 25 centímetros alimentada de ar por dois brônquios e que guarda cerca de 4 milhões de alvéolos.
 

10 - Pulmões valem por mil cilindros de oxigênio

 
Somando a capacidade dos dois pulmões que cada um de nós tem, por eles passam aproximadamente 17 mil litros de oxigênio a cada 24 horas. Ou seja, isso é mais de mil exemplares do maior cilindro de oxigênio disponível para venda.
 

11 - Tubo digestivo: dez metros da entrada à saída

 

 
Qualquer alimento que você come percorre um caminho de quase dez metros entre a entrada e a saída do seu corpo. Ou seja, da sua boca, passando por faringe, esôfago, cárdia, estômago, piloro, intestino delgado, intestino grosso e reto, até seu ânus há um longo trajeto de aproximadamente 9 metros. A maior parte disso é intestino delgado, que pode, só ele, ter 8 metros de comprimento.
 
 

12 - Reprodução humana pode gerar até 500 filhos

 
A capacidade reprodutiva de nossa espécie surpreende quando observamos nosso corpo. Um homem médio, saudável e de 70 anos terá produzido 8 trilhões de espermatozoides ao longo da vida. As mulheres nascem com 400 mil óvulos em cada um de seus ovários, contudo apenas 500 deles vão maturar em menstruação ou gravidez - o que seria suficiente para uma povoação e tanto. Fonte: vix.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster