Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

saúde

Menopausa e Alimentação - 8 Alimentos Ricos Em Estrogênio

"Se você realizou exames médicos atualmente e o resultado mostrou que os seus níveis de estrogênio estão baixos, saiba que pode reverter essa situação por meio de alimentos saudáveis"

Selecionamos aqui 8 deles que você pode incluir no seu dia a dia, pois são de fácil acesso. Também é uma forma de controlar os alimentos ricos em estrogênio, pois também não é recomendável que você o tenha em excesso no organismo. 

1. Frutas secas
Frutas secas, especialmente tâmaras, damascos e ameixas, podem ajudar a balancear os níveis de estrogênio de forma eficaz. São também uma alternativa saudável para o lanchinho da tarde, e assim você pode deixar biscoitos e doces industrializados de lado. Além disso, são fontes de fibras. 

Essas frutas secas contêm fitoestrógeno, que imitam a maneira como o estrogênio é usado pelo organismo, e assim ajudam a suprir qualquer deficiência desse hormônio, ao mesmo tempo em que produz o mesmo efeito, como se você tivesse gerado mais estrogênio no corpo. 

Ao consumir frutas secas, lembre-se de que o processo de secagem concentra todas as partes da fruta, então você estará consumindo mais nutrientes e vitaminas, mas, por outro lado, também estará consumindo mais açúcar. Ou seja: é saudável, porém coma com moderação. 

2. Linhaça

A linhaça é uma ótima maneira de obter mais estrogênio, e pode ser facilmente consumida adicionando-a a outros alimentos. Ela é rica em fibras e, portanto, ajuda a ter mais saciedade após uma refeição, e é ótima para quem tem um sistema digestivo um pouco mais lento. Esse alimento é frequentemente recomendado para emagrecer devido à alta quantidade de fibras, e também por ajudar a diminuir os níveis de colesterol. 

A linhaça também é uma ótima fonte de ômega-3 da forma ALA, ou ácido alfa-linolênico, que não é o mesmo do salmão e de outras fontes de origem animal. Esta forma de ômega-3 ajuda a impedir o fechamento das artérias, o que pode ajudar a prevenir derrames e ataques cardíacos.
3. Gergelim
Assim como as frutas secas, o gergelim é rico em fitoestrógeno, e a vantagem é que você obtém os mesmos benefícios tanto com os grãos quanto usando o óleo, já que ambos contêm a lignina, composto químico no qual está contido o fitoestrógeno. O gergelim é uma ótima fonte de minerais e rico em fibras. Por ser um grão bem pequeno, é fácil adicioná-lo a diversos pratos para deixar suas refeições mais saudável. Por exemplo, uma colher de sopa de gergelim vai te dar um décimo da ingestão diária necessária de ferro, cálcio e magnésio. 

Porém, não pense que aquele gergelim em cima do pão de hambúrguer já vale a quantidade necessária. É preciso consumir bem mais para usufruir de seus benefícios. 

4. Grão-de-bico 

Este alimento maravilhoso também é uma fonte natural de fitoestrógeno.  Como este grão tem um sabor neutro, inclua-o em cozidos de legumes, carnes, saladas, ou prepare um delicioso húmus, uma das formas mais populares de consumi-lo. 

O grão-de-bico ainda é rico em fibras e proteínas, ideal para quem quer reduzir o consumo de carne e alimentos de origem animal, e por isso temos uma sensação de saciedade mais rápido ao comer esse grão.
5. Feijão
Este alimento muito popular nas mesas brasileiras é também um dos mais saudáveis, graças à sua alta quantidade de fibras e a habilidade de diminuir os níveis de colesterol. Além disso, também tem um bom nível de fitoestrógeno. 

Por ser rico em fibras e proteínas, também é uma ótima alternativa para quem não quer comer qualquer tipo de carne. Sua textura faz com tenha uma digestão mais lenta no organismo, o que o torna uma boa opção de carboidrato para diabéticos, pois ajuda a manter e regularizar os níveis de glucose. 

6. Ervilha 
Este é o acompanhamento perfeito para quem precisa aumentar os níveis de estrogênio no organismo, pois é uma das melhores fontes de fitoestrógeno. Também é rico em minerais importantes, como ferro, cálcio e potássio, além de proteína. 

Além disso, a ervilha é uma surpreendente fonte de vitamina C, ou seja, além de aumentar o nível de estrogênio, também fortalece a imunidade. Dessa forma, reduz os sintomas causados pela menopausa e pós-menopausa.
7. Tofu
O tofu também ajuda a aumentar os níveis de estrogênio no organismo graças à boa quantidade de isoflavonas, compostos orgânicos naturais que interagem com os receptores de estrogênio. 

Graças à alta quantidade de ferro e proteínas, o tofu é amplamente usado por veganos. A cada vez que você substituir uma refeição com carne, também vai evitar o consumo de gordura e colesterol, ou seja, incluir o tofu na sua dieta só vai trazer benefícios. 

8. Leite de soja
 
Embora não tenha a mesma amplitude de benefícios do tofu, o leite de soja também é uma boa fonte de fitoestrógeno. A vantagem é que o leite pode ser usado de diversas formas, em receitas doces e salgadas, no preparo de bebidas, etc. 

Além disso, o leite de soja pode amenizar os sintomas associados à pós-menopausa, pois ajuda a restaurar os níveis de estrogênio, e é uma boa fonte de cálcio. Fonte: tudoporemail.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster