Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

curiosidades

Beber Água Durante Às Refeições Faz Mal Ou Não?

"A água é um composto muito importante para nosso organismo. Sem a correta hidratação, problemas de saúde aparecem, como cabelos opacos, pele seca, cálculos renais, inchaços, hipertensão, entre outros"

Ao ingerir água, diversos benefícios possibilitam uma vida mais saudável. Mas é adequado beber água ou outros líquidos durante as refeições? Será que isso prejudica ou não nosso organismo? É isso que vamos conferir a seguir.
 

I) Veja agora fatos que comprovam se beber líquidos durante as refeições faz bem ou mal:

 

1. Dificuldade na digestão dos alimentos

 

No processo da digestão dos alimentos, o suco gástrico é liberado para facilitar a quebra dos alimentos ingeridos e absorver os nutrientes necessários. Ao bebermos água ou qualquer outro líquido durante uma refeição, o ácido gástrico é diluído, deixando o processo digestivo mais lentificado, ou seja, dificultando o processo de quebra e absorção dos alimentos.

Além disso, o líquido ingerido junto com os alimentos dilata o estômago, deixando-o mais elástico e inchando o abdome, podendo acarretar uma indigestão. O ideal então é beber água ou outro líquido meia hora antes de comer ou uma hora depois.
 

2. Má absorção dos nutrientes

 

Além do suco gástrico liberado no processo digestório, algumas enzimas também são liberadas e mantém a concentração do ácido clorídrico estável. Quando se ingere líquidos em uma refeição, essa concentração do ácido diminui e as enzimas se diluem.

Isso leva a uma má absorção dos nutrientes no intestino e assim as fibras seguem mais rapidamente por ele sem realizar sua função corretamente, impedindo que vários nutrientes e vitaminas sejam absorvidos como necessário.
 

3. Aparecimento de gases

 

Assim como os nutrientes não são corretamente absorvidos ao beber água ou líquidos nas refeições, problemas no estômago podem ocorrer, como refluxo, flatulências e gases, já que o suco gástrico fica diluído.

Dessa forma, a digestão demora para se realizar, fermentando os alimentos que também ficam por mais tempo no estômago, aumentando a produção de gases e desconforto.
 

4. Aumento da sensação de fome

 

Ao ingerir água e outros líquidos temos a sensação de ter mais fome, uma vez que o estômago de dilata, ficando mais elástico. O cérebro entende que o estômago está vazio e que cabe mais comida, fazendo com que se coma mais.

Assim, os líquidos ingeridos tomam lugar desses espaços vazios, informando ao cérebro que está com fome, ingerindo mais alimentos durante o dia e aumentando de peso. O refrigerante e outras bebidas gaseificadas, por exemplo, por terem muito gás, aumentam ainda mais essa sensação, além de não terem nutrientes para ser absorvidos. O correto então seria ingerir líquidos entre as refeições e não durante elas, para hidratar o organismo.
 

5. Mastigação incorreta dos alimentos

 

Algumas pessoas se queixam em não produzir a saliva necessária para digerir corretamente os alimentos e por isso ingerem bebidas durante as refeições. Esse líquido ingerido faz com que alguns alimentos não sejam mastigados da forma certa, seguindo em grandes pedaços ao estômago e não sendo quebrados da forma ideal para serem absorvidos no organismo.

O ideal é mastigar os alimentos lentamente, facilitando a digestão e eliminando qualquer incômodo que poderia ocorrer ao ingerir líquidos nas refeições.
 

II) Afinal, Beber Água Durante a Refeição Faz Bem ou Mal?

 
Lendo os fatos acima podemos concluir que beber água durante a refeição não é muito bom para o nosso organismo. Porém, isso não quer dizer que você não pode nem encostar o líquido na boca. Você poderá tomar um pouco de água para ajudar a mastigar melhor. Alguns alimentos complementam a falta de líquidos nas refeições, já que possuem muita água em sua composição, como abobrinha, pepino, alface, chuchu, e frutas como tomate, abacaxi, laranja, melancia, melão etc.

Ingerindo alimentos ricos em água já repõe a necessidade de líquidos durante uma refeição, sendo que a melhor bebida a ser tomada após uma hora é a própria água ou sucos naturais, e nunca em excesso, evitando a distensão estomacal e problemas digestivos. Lembre-se também em se manter hidratado durante o dia. Fonte: biosom.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster