Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Sua Tireoide Funciona Corretamente? Confira Estes 10 Sinais

"No corpo humano, a glândula tireoide tem uma forma que lembra uma borboleta e está localizada na base do pescoço, à frente da laringe"
 
Essa gândula tem uma importante função no organismo, pois produz dois hormônios importantes – T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que têm a função de atuar em todos os sistemas do organismo. Essa glândula é suscetível ao mau funcionamento e, quando isso acontece, age de diferentes maneiras, podendo produzir o hormônio em excesso, conhecido como hipertireoidismo, ou não produzindo o suficiente, hipotireoidismo.
 
Dê uma olhada nesta lista de sintomas de ambas as condições da tireoide para que você possa se atentar ao mau funcionamento da tireoide. Se algo estiver errado, não deixe de visitar um médico assim que possível.
 
 Hipotireoidismo
 
O hipotireoidismo é uma condição na qual a glândula tireoide não produz hormônio tireoidiano suficiente. Uma causa provável de hipotireoidismo é a deficiência de iodo. Geralmente, o hipotireoidismo é mais comum em mulheres do que em homens, onde as mulheres acima de 60 anos estão mais suscetíveis.


Os sintomas:

Você se sente letárgico: A glândula tireoide produz hormônios que controlam o modo como o corpo usa energia. A subprodução de hormônios pode levar você a se sentir deprimido e sonolento.

Mudança na voz: A glândula tireoide e a laringe (de onde sai a voz) estão localizadas próximas umas da outra. É provável que uma disfunção da glândula tireoide possa afetar a laringe, causando problemas em sua voz.

Pele espessa e sobrancelhas ralas: Problemas na tireoide causam ressecameto da pele, podem causar perda de cabelo, unhas fracas e quebradiças e cicatrização lenta. Caso você esteja enfrentando algum desses sintomas, procure um médico imediatamente.

Audição ruim: Embora a razão possa não ser completamente conhecida, a pesquisa identificou claramente as ligações entre o mau funcionamento da tireoide e a perda da audição.

Perda de libido: O hipotireoidismo faz com que o metabolismo diminua, o que significa que os órgãos reprodutores também diminuem a velocidade. Isso pode levar a uma menor produção de hormônios sexuais, afetando a libido.

Hipertireoidismo

Esta condição é causada pela produção excessiva do hormônio da tireoide no corpo. No mundo, cerca de 300 milhões de pessoas têm a doença e, grande parte dos casos de hipertireoidismo nos EUA, por exemplo, são causados pela Doença de Graves. Outras causas incluem bócio multinodular, adenoma tóxico, inflamação da tireoide e uma quantidade excessiva de iodo na dieta. Sua ocorrência afeta mais as mulheres.

Os sintomas:

Aumento de apetite: Isso pode ser um sinal de hipertireoidismo, pois a liberação excessiva do hormônio da tireoide em seu corpo pode fazer com que você sinta fome o tempo todo. A vantagem disso é que o excesso de ingestão de alimentos não necessariamente faz você ganhar peso, já que o aumento do metabolismo do corpo o compensa.

Micção excessiva: Um metabolismo mais rápido significa um aumento do fluxo sanguíneo e isso faz com que seus rins filtrem mais, portanto, mais urina é produzida.

Sede excessiva: O hipertireoidismo causa micção excessiva. Seu corpo precisa reabastecer seus níveis de água e isso faz você desejar mais água.

Tremores nas mãos: É normal sentir tremores leves enquanto mantém suas mãos e antebraços na mesma posição por muito tempo. No entanto, como o hipertireoidismo acelera quase todas as funções metabólicas e coloca o corpo no modo de avanço rápido, o tempo após o qual as mãos normalmente começam a tremer fica reduzido. Isso causa tremores visíveis nas mãos e nos antebraços.

Desejo sexual excessivo: Com o aumento do metabolismo, o hipertireoidismo pode causar episódios de desejo sexual excessivo.
Dicas para gerenciar o mau funcionamento da tireoide
Dicas para lidar com o hipotireoidismo: 

Siga uma dieta saudável de vegetais, frutas, grãos integrais e proteína magra. Para manter seus níveis de energia estáveis, faça pequenas refeições ao longo do dia. O ganho de peso é um sintoma comum de hipotireoidismo, portanto, uma alimentação saudável pode ajudá-lo a gerenciar o ganho de peso. Você também deve seguir um estilo de vida ativo, pois o exercício pode ajudá-lo a controlar seu peso, aumentar os níveis de energia e diminuir o estresse, o que é especialmente importante se você tiver hipotireoidismo.

Você também pode praticar yoga e meditação. Como o hipotireoidismo pode levar a letargia e depressão, tanto a meditação quanto a ioga podem ajudá-lo em sua batalha contra essas condições. Outro fator que você pode incorporar é ir para a cama cedo. Quando você se sente letárgico e com pouca energia - sintomas comuns de hipotireoidismo - dê ao seu corpo o sono necessário para reabastecer essa energia.

Dicas para lidar com o hipertireoidismo: Em primeiro lugar, evite o iodo. Pessoas com hipertireoidismo não devem ingerir alimentos ricos em iodo e também devem evitar leite e outros produtos lácteos. Também é sugerido que peixes, sushi, mariscos e algas marinhas sejam evitados. Praticar meditação também ajudará, pois a superprodução de hormônios da tireoide resulta em mais estimulação cerebral, fazendo com que os pacientes se sintam nervosos ou ansiosos. Finalmente, certifique-se de beber água, pois o hipertireoidismo faz com que você perca muito fluido através da micção. Fonte: tudoporemail.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster