Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Saiba Como é Feito o Cateterismo Cardíaco!

"O cateterismo cardíaco, cinecoronariografia, angiografia coronária ou estudo hemodinâmico é um exame invasivo para examinar vasos sanguíneos e o interior do coração"

Consiste na introdução de um cateter (tubo flexível extremamente fino) na artéria do braço ou da perna do/a paciente, sendo conduzido até o coração.

É um procedimento realizado por médicos/as cardiologistas treinados especificamente em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica que pode ser utilizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas (tais como infarto ou angina).

Durante o exame são feitas injeções de contraste iodado através do cateter, o que permite a visualização das artérias coronárias, das câmaras e valvas do coração. O exame envolve a aquisição e geração de imagens que posteriormente são disponibilizadas para o/a paciente em filmes e fotos.

Através deste procedimento, é possível, por exemplo:
  • Avaliar se as artérias coronárias, que irrigam a musculatura do coração, estão entupidas (aterosclerose, por exemplo) ou não;
  • Desobstruir artérias e válvulas;
  • Verificar a integridade das válvulas e do músculo cardíaco;
  • Verificar a existência de alterações anatômicas no coração não confirmadas por outros exames;
  • Mostrar em detalhes, caso exista, uma malformação congênita em recém-nascidos e crianças.
 
Antes do exame, é recomendado estar de jejum por 4 horas, suspender o uso de medicamentos em uso domiciliar, em especial (especialmente diuréticos, anticoagulantes, aspirina e metformina) e ficar em repouso.

Se você já tiver apresentado algum tipo de alergia ao ter realizado previamente um exame que utilizou contraste, entre em contato com o/a médico que solicitou o exame ou com o Setor de Intervenção Cardiovascular para receber as orientações necessárias.

Recomenda-se levar os exames feitos nos últimos 6 meses, como: teste de esforço, cintilografia miocárdica, cateterismo ou angioplastia, relatórios de cirurgia cardíaca e resultados de exames laboratoriais. 

O cateterismo é realizado, passo a passo, da seguinte forma:
 
  • Anestesia local (o/a paciente fica acordado durante todo o procedimento);
  • Realização de uma pequena abertura para entrada do cateter, na pele da virilha ou do antebraço, na altura do punho ou cotovelo;
  • Inserção do cateter (geralmente com cerca de 2,5 milímetros de diâmetro e 1 metro de comprimento) na artéria (geralmente, radial, femoral ou braquial) que será conduzido pelo médico especialista, guiado por um aparelho de radiografia, até o coração;
  • Localização das entradas das artérias coronárias direita e esquerda;
  • Injeção de uma substância à base de iodo (contraste) que permite a visualização das artérias e de seus pontos de entupimento por raios X;
  • Verificação das pressões dentro do coração;
  • Injeção de contraste dentro do ventrículo esquerdo, permitindo visualização do bombeamento cardíaco.
  • Após o exame, o/a paciente deve ficar em repouso por 4 a 6 horas enquanto seus sinais vitais são analisados para prevenir complicações e tratar imprevistos.
 
O exame não é doloroso. O/a paciente pode sentir, no máximo, algum incômodo com a picada da anestesia e uma onda de calor no peito passageira quando o contraste é injetado. O tempo de duração do exame varia conforme a facilidade de cateterizar o alvo, sendo geralmente mais longo em pacientes que já se submeteram à cirurgia de revascularização do miocárdio.

Normalmente, o exame não demora mais que 30 minutos, sendo necessário permanecer em repouso por algumas horas e, se não houver problema, o/a paciente recebe alta, caso tenha realizado apenas o cateterismo sem outro procedimento associado.

Após o exame, o tempo mínimo de repouso absoluto será de 4 a 6 horas. A cabeceira do leito não poderá estar levantada a mais que 30º e a pessoa não deve tentar se levantar durante esse período. Após o exame, será realizada a administração de soro e líquidos por via oral para facilitar a remoção do contraste do organismo. Fonte: medicoresponde.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster