Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Diabetes Insipidus - O Que é, Sintomas e Tratamento

"As Diabetes Insipidus (die-uh-BEE-teze in-SIP-uh-dus) é um transtorno incomum que causa um desequilíbrio de água no corpo"

Esse desequilíbrio leva a uma sede intensa mesmo depois de beber líquidos (polidipsia) e excreção de grandes quantidades de urina (poliúria). Embora os nomes Diabetes Insipidus e diabetes mellitus pareçam semelhantes, eles não estão relacionados. Diabetes Mellitus – que pode ocorrer como tipo 1 ou tipo 2 – é a forma mais comum de diabetes. Não há cura para Diabetes Insipidus, mas os tratamentos estão disponíveis para aliviar sua sede e normalizar a produção de urina.

Causas de Diabetes Insipidus: As Diabetes Insipidus ocorre quando seu corpo não consegue regular como ele lida com fluidos. Normalmente, seus rins removem o excesso de fluidos corporais da corrente sanguínea. Este desperdício de fluido é temporariamente armazenado em sua bexiga como urina, antes de urinar. Quando seu sistema de regulação de fluidos está funcionando corretamente, seus rins conservam o fluido e fazem menos urina quando a água do corpo é diminuída, como a transpiração.

O volume e a composição dos seus fluidos corporais permanecem equilibrados através de uma combinação de ingestão oral e excreção pelos rins. A taxa de ingestão de líquidos é amplamente governada pela sede, embora seus hábitos possam aumentar sua ingestão muito acima da quantidade necessária. A taxa de fluido excretado por seus rins é muito influenciada pela produção de hormônio anti diurético (ADH), também conhecido como vasopressina.

Seu corpo faz ADH no hipotálamo e armazena o hormônio na glândula pituitária, uma pequena glândula localizada na base do cérebro. ADH é liberado em sua corrente sanguínea quando seu corpo começa a ficar desidratado. ADH, em seguida, concentra a urina desencadeando os túbulos renais para liberar água de volta à corrente sanguínea, em vez de excremendo tanta água na sua urina. A forma como seu sistema é interrompido determina qual a forma de Diabetes Insipidus que você tem:
 
  • Diabetes insípida central. A causa de Diabetes Insipidus central em adultos é geralmente dano à glândula pituitária ou ao hipotálamo. Este dano interrompe a produção, armazenamento e liberação normal de ADH. O dano é geralmente devido a cirurgia, um tumor, uma doença (como meningite), inflamação ou lesão na cabeça. Para crianças, a causa pode ser uma desordem genética hereditária. Em alguns casos, a causa é desconhecida.
  • Diabetes insípida nefrogênica. O Diabetes Insipidus nefrogênico ocorre quando há um defeito nos túbulos renais – as estruturas nos rins que fazem com que a água seja excretada ou reabsorvida. Este defeito torna seus rios incapazes de responder adequadamente ao ADH. O defeito pode ser devido a uma desordem (genética) hereditária ou a uma doença renal crônica. Certas drogas, como o lítio ou os medicamentos antivirais cidofovir e foscarnet (Foscavir), também podem causar Diabetes Insipidus nefrogênica.
  • Insipidus de diabetes gestacional. O Diabetes Insipidus de diabetes gestacional é raro e ocorre apenas durante a gravidez e quando uma enzima feita pela placenta – o sistema de vasos sanguíneos e outros tecidos que permitem a troca de nutrientes e resíduos entre mãe e bebê – destrói ADH na mãe.
  • Polidipsia primária. Esta condição – também conhecida como Diabetes Insipidus dipso gênico ou polidipsia psicogênica – pode causar excreção de grandes volumes de urina diluída. Em vez de um problema com produção ou dano de ADH, a causa subjacente é a ingestão de líquidos excessivos.
 
A ingestão excessiva de água prolongada por si só pode danificar os rins e suprimir ADH, tornando seu corpo incapaz de concentrar a urina. A polidipsia primária pode ser o resultado de sede anormal causada por danos ao mecanismo de regulação da sede, situado no hipotálamo. A polidipsia primária também foi associada à doença mental. Em alguns casos de Diabetes Insipidus, os médicos nunca determinam uma causa.

Sintomas de Diabetes Insipidus: Os sinais e sintomas mais comuns de Diabetes Insipidus são:
 
  • Sede extrema
  • Excreção de uma quantidade excessiva de urina diluída
 
Dependendo da gravidade da condição, a produção de urina pode ser até 16 litros (cerca de 15 litros) por dia, se você estiver bebendo muitos fluidos. Normalmente, um adulto saudável urina uma média de menos de 3 litros (cerca de 3 litros) por dia. Outros sinais podem incluir a necessidade de levantar a noite para urinar (noctúria) e molhar a cama. Bebês e crianças pequenas que têm Diabetes Insipidus podem ter os seguintes sinais e sintomas:
 
  • Experiência inexplicada ou choro inconsolável
  • Problemas para dormir
  • Febre
  • Vômito
  • Diarreia
  • Crescimento atrasado
  • Perda de peso
 
Quando Consultar um Médico: Consulte o seu médico imediatamente se notar os dois sinais mais comuns de Diabetes Insipidus: micção excessiva e sede extrema.

Fatores de Risco de Diabetes Insipidus: As Diabetes Insipidus nefrogênico que está presente ou pouco depois do nascimento geralmente tem uma causa genética que altera permanentemente a capacidade dos rins de concentrar a urina. O Diabetes Insipidus nefrogênico geralmente afeta os machos, embora as mulheres possam passar o gene para seus filhos.

Complicações de Diabetes Insipidus: Desidratação: Exceto pela polidipsia primária, o que faz com que você conserve muita água, o Diabetes Insipidus pode fazer com que seu corpo contenha pouca água para funcionar corretamente, e você pode se desidratar. A desidratação pode causar:
 
  • Boca seca
  • Mudanças na elasticidade da pele
  • Pressão arterial baixa (hipotensão)
  • Sangue de sangue elevado (hipernatremia)
  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Frequência cardíaca rápida
  • Perda de peso
 
Desequilíbrio Eletrolítico: As Diabetes Insipidus também pode causar um desequilíbrio eletrolítico. Os eletrólitos são minerais em seu sangue – como o sódio e o potássio – que mantêm o equilíbrio dos fluidos em seu corpo. O desequilíbrio eletrolítico pode causar sintomas, tais como:
 
  • Fadiga ou letargia
  • Náusea
  • Perda de apetite
  • Cãibras musculares
  • Confusão
Diagnóstico de Diabetes Insipidus: Uma vez que os sinais e sintomas de Diabetes Insipidus podem ser causados ​​por outras condições, seu médico realizará uma série de testes. Se o seu médico determina que você tem Diabetes Insipidus, ele ou ela precisará determinar qual tipo de Diabetes Insipidus você tem, porque o tratamento é diferente para cada forma da doença. Alguns dos exames que os médicos costumam usar para diagnosticar e determinar o tipo de Diabetes Insipidus e, em alguns casos, sua causa, incluem:
 
  • Teste de privação de água. Este teste confirma o diagnóstico e ajuda a determinar a causa de Diabetes Insipidus. Sob a supervisão médica, você será solicitado a parar de beber líquidos por um tempo, para que o seu médico possa medir mudanças no seu peso corporal, na produção de urina e na concentração de sua urina e sangue quando os líquidos são retidos. O seu médico também pode medir os níveis sanguíneos de ADH ou administrar ADH sintético durante este teste. O teste de privação de água é realizado sob uma estreita supervisão em crianças e mulheres grávidas para garantir que não mais de 5% do peso corporal seja perdido durante o teste.
  • Análise de urina. O exame de urina é o exame físico e químico da urina. Se sua urina estiver menos concentrada – o que significa que a quantidade de água é alta em relação a outras substâncias excretadas – pode ser devido a Diabetes Insipidus.
  • Ressonância magnética (MRI). Uma ressonância magnética da cabeça é um procedimento não invasivo que usa um poderoso campo magnético e ondas de rádio para construir imagens detalhadas de tecidos cerebrais. Seu médico pode querer realizar uma ressonância magnética para procurar anormalidades dentro ou perto da glândula pituitária.
 
Triagem Genética: Se o seu médico suspeitar de uma forma hereditária de Diabetes Insipidus, ele ou ela irá analisar sua história familiar de poliúria e pode sugerir triagem genética.
Tratamentos de Diabetes Insipidus: O tratamento de Diabetes Insipidus depende da forma da condição que você tem. As opções de tratamento para os tipos mais comuns de Diabetes Insipidus incluem:
 
  • Diabetes insípida central. Como a causa desta forma de Diabetes Insipidus é a falta de hormônio anti diurético (ADH), o tratamento é geralmente com um hormônio sintético chamado desmopressina. Você pode tomar desmopressina como spray nasal, como comprimidos orais ou por injeção. O hormônio sintético eliminará o aumento da micção. Para a maioria das pessoas com esta forma de condição, a desmopressina é segura e eficaz. Se a condição for causada por uma anormalidade na glândula pituitária ou hipotálamo (como um tumor), seu médico primeiro tratará a anormalidade. A desmopressina deve ser considerada uma medicação que você toma conforme necessário. Isso ocorre porque, na maioria das pessoas, a deficiência de ADH não está completa e a quantidade feita pelo corpo pode variar dia a dia. Tomar mais desmopressina do que o necessário pode resultar em muita retenção de água e baixos níveis de sódio no sangue. Os sintomas de baixo teor de sódio incluem letargia, dor de cabeça, náuseas e, em casos graves, convulsões. Em casos leves de Diabetes Insipidus central, você só precisa aumentar sua ingestão de água.
  • Diabetes insípida nefrogênica. Esta condição é o resultado de seus rins não responder corretamente ao ADH, então a desmopressina não é uma opção de tratamento. Em vez disso, seu médico pode prescrever uma dieta com baixo teor de sal para ajudar a reduzir a quantidade de urina que seus rins produzem. Você também precisará beber bastante água para evitar a desidratação. A droga hidroclorotiazida, usada isoladamente ou com outros medicamentos, pode melhorar os sintomas. Embora a hidroclorotiazida seja um diurético (geralmente usado para aumentar a produção de urina), em alguns casos, pode reduzir a produção de urina para pessoas com Diabetes Insipidus nefrogênica. Se os sintomas da Diabetes Insipidus nefrogênica se devem a medicamentos que você está tomando, parar esses medicamentos pode ajudar; No entanto, não pare de tomar qualquer medicamento sem antes falar com o seu médico.
  • Insipidus de diabetes gestacional. O tratamento para a maioria dos casos de diabetes gestacional insipidus é com hormônio sintético desmopressina. Em casos raros, esta forma da condição é causada por uma anormalidade no mecanismo de sede. Nestes casos raros, os médicos não prescrevem desmopressina.
  • Polidipsia primária. Não há tratamento específico para esta forma de Diabetes Insipidus, além de diminuir a quantidade de ingestão de líquidos. No entanto, se a condição é causada por doença mental, o tratamento da doença mental pode aliviar os sintomas. Fonte: saudedica.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster