Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

biologia

Não é Só Coronavírus - Existem 5 Doenças Infecciosas Que Também Merecem Atenção!


"Doenças com índice de contágio ou letalidade maiores que a covid-19 são consideradas também problemas globais de saúde pública"
 
Embora a preocupação com o contágio da nova doença causada por coronavírus seja justificável e necessária, o pânico em relação ao covid-19 não deve tirar o foco de outros problemas sérios da saúde mundial.
 
Já entre as doenças virais com taxas de letalidade e mortalidade mais altas do que o coronavírus - cujo número preciso ainda não foi calculado - estão alguns problemas que são ainda mais graves no Brasil, como no caso da dengue, malário e outras doenças. Veja algumas abaixo:

1 - Tuberculose

Doença infecciosa e transmissível, a tuberculose se torna ainda mais grave devido a possibilidade de acometer outros órgãos e sistemas. A forma extrapulmonar - que atinge outras áreas - porém, é mais comum em pacientes com sistema imunológico comprometido, como no caso de pessoas que vivem com HIV.

De acordo com o Ministério da Saúde, a cada ano são notificados aproximadamento 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes no Brasil em decorrência da tuberculose. A doença atinge especialmente populações vulneráveis, como pessoas privadas de liberdade e emsituação de rua.

O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose. Entre os outros sinais e sintomas, estão: 

  • febre vespertina
  • sudorese noturna
  • emagrecimento
  • cansaço/fadiga
 
2 - Sarampo
 
Um dos problemas de saúde publica mais sérios no Brasil atual, o sarampo retornou após anos "extinto" no país. Considerada uma doença infecciosa grave, o sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes, de acordo com o Ministério da Saúde.

Felizmente, existe uma vacina. A notícia ruim, porém, é que essa é a única maneira da prevenção da doença que em apenas 2017 fez 110 mil mortes no mundo.
 
Os sintomas do sarampo são:
 
  • febre acompanhada de tosse 
  • irritação nos olhos
  • nariz escorrendo ou entupido
  • mal-estar intenso
 
3 - Dengue

Outro grande problema para a saúde brasileira, a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegipti. O fator climático é um grande influenciador para a reprodução do vetor, que prefere os meses chuvosos de cada região devido ao acúmulo de água parada. Como ainda não há vacina para o vírus, a principal prevenção é a eliminação total dos focos do mosquito, bastante comuns em ambientes dométicos.

Apenas em 2019 o Brasil notificou quase 1,5 milhão de casos de dengue. No mesmo período, o númeroe mortes foi de 689 registros.

De acordo com o Ministério da Saúde, "todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte". É importante destacar também que o risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.

Os principais sintomas de dengue são:

  • febre alta maior que 38,5 º C
  • dores musculares intensas
  • dor ao movimentar os olhos
  • mal-estar
  • dor de cabeça
  • manchas vermelhas no corpo
 
4 - Malária

Assim como a dengue, a malária é transmitida por mosquitos infectados com o vírus. A doença tem predominância nos países subdesenvolvidos e, por isso, não atrai tantas pesquisas quanto deveria. No Brasi, a doença não possui estimativas de morte, mas o número de infecção é alto: apenas em 2017, foram 218 mil casos.

No mundo, a OMS alerta para um crescimento da doença, que matou mais de 445 pessoas no ano de 2017.
 
Os sintomas da malária são: 
 
  • febre alta
  • calafrios
  • tremores
  • sudorese
  • dor de cabeça, que pode ocorrer de forma cíclica
  • muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.
 
5 - HIV/Aids
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o vírus HIV - sila em inglês para da imunodeficiência Humana - é um dos maiores problemas globais de saúde. No Brasil, estima-se que 866 mil pessoas vivam com o vírus, que é transmitido por meio da relação sexual desprotegida. Embora o número seja otimista em relação ao passado, o país testemunhou um crescimento de 21% no número de infectados nos últimos 8 anos.

As complicações em decorrência da AIDS ainda são responsáveis por mais de 1 milhão de mortes em todo o mundo e, como não há um remédio capaz de eliminar o vírus do organismo, a prevenção através do sexo seguro é a melhor maneira de evitar a infecção.

É importante destacar também que ter o HIV não é a mesma coisa que ter Aids. De acordo com o ministério da saúde, "há muitos soros positivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas". Fonte: https://saude.ig.com.br
Embora a preocupação com o contágio da nova doença causada por coronavírus seja justificável e necessária, o pânico em relação ao  covid-19 não deve tirar o foco de outros problemas sérios da saúde mundial. 

Fonte: undefined - iG @ https://saude.ig.com.br/2020-03-09/nao-e-so-coronavirus-5-doencas-infecciosas-que-merecem-atencao.html

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster