Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

biologia

7 Calmantes Naturais Para Ansiedade, Insônia e Nervosismo




"As ervas naturais para ansiedade são alternativas baratas e eficazes para combater os males da mente praticamente sem efeitos colaterais"

 

Grandes aliadas da fitoterapia, essas plantas ajudam a relaxar o corpo e a mente, favorecem o sono, promovem bem-estar e mais disposição para enfrentar os desafios do dia a dia.

 

Entendendo a ansiedade

 

Em princípio, a ansiedade é um fenômeno psíquico caracterizado por sentimentos como angústia, medo, nervosismo ou preocupação com algum acontecimento futuro. Em intensidade normal, a ansiedade é benéfica, pois nos motiva a agir. Entretanto, em doses mais intensas pode impedir atitudes e causar prejuízos a nossa vida pessoal, social e profissional.

 

Isso acontece porque em alta intensidade, o indivíduo passa a conviver com esses sintomas sem nenhum motivo aparente. Isso, por sua vez, pode causar insônia, irritabilidade, falta de concentração, medo, alterações comportamentais, tontura, taquicardia entre vários outros problemas físicos e mentais. Diante disso, a ansiedade é considerada um dos distúrbios de saúde mental mais preocupantes no mundo todo. Só no Brasil, mais de 18 milhões de pessoas sofrem com o transtorno.

 

Mas o que será que causa a ansiedade? Vários são os fatores que podem desencadear o distúrbio, conforme os que listamos a seguir:


  • Possibilidade de ficar desempregado;
  • Predisposição genética;
  • Problemas familiares;
  • Dificuldades financeiras;
  • Cobrança excessiva no trabalho;
  • Avaliações acadêmicas entre outros.
  • Alterações hormonais


O fato é que os sintomas de ansiedade podem variar de pessoa para pessoa e serem estimulados por diferentes histórias de vida. Por isso, a avaliação clínica com um profissional de saúde é tão importante: ela ajuda a identificar o que desencadeia os sintomas e sugere o tratamento adequado para as necessidades de cada paciente.


Como tratar a ansiedade?

 

A bem da verdade, várias são as estratégias usadas para controlar a ansiedade e minimizar os seus sintomas. Na maioria dos casos são receitados medicamentos ansiolíticos que devem ser combinados com terapia com um psicólogo ou psiquiatra.

 

Contudo, é possível tratar a ansiedade com a fitoterapia. A prática, que é milenar, utiliza os princípios ativos das plantas medicinais para tratar diversas condições de saúde. Quando absorvidos pelo organismo, esses ativos agem no sistema nervoso central, em órgãos e tecidos, beneficiando todo o corpo. Com eles, é possível ter mais calma, tranquilidade e maior controle dos sentimentos e emoções.

 

7 ervas naturais para ansiedade

 

Sabendo que é possível acalmar a mente com a ajuda da natureza, listamos adiante algumas ervas naturais para ansiedade. Com elas, você vai ter mais relaxamento, bem-estar e um sono de melhor qualidade. Acompanhe!


1. Passiflora

 

Mais conhecida como a flor do maracujá, a Passiflora é uma das ervas naturais para ansiedade mais populares que existe. Na forma de chá ou de suplementos em cápsulas, a erva combate o estresse, a ansiedade, promove um sono reparador e auxilia no tratamento de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção por Hiperatividade).

 

 

2. Valeriana

 

A Valariana também possui propriedades medicinais que ajudam a acalmar os pensamentos e relaxar o corpo. Seu efeito sedativo a transforma em um excelente remédio natural para aquietar a agitação e tratar a insônia. 

 

A ingestão do chá de valeriana de duas a três vezes por dia diminui a ansiedade e favorece um sono tranquilo. Além disso, alivia dores musculares, cólicas menstruais e combate a fadiga física e mental. Sem tempo para um chá? Que tal experimentar aValeriana na forma de suplemento em cápsulas?


3. Alfazema

 

Popularmente conhecida como Lavanda, a Alfazema também integra a lista das ervas naturais para ansiedade graças às suas propriedades relaxantes, calmantes, sedativas e antidepressivas. Seus princípios ativos atuam no sistema nervoso e ajudam a tratar distúrbios como estresse, ansiedade, irritabilidade, insônia e até depressão.

 

Na forma de chá ou de óleo essencia, a erva ajuda a controlar os pensamentos ansiosos, a normalizar os batimentos cardíacos e a pressão arterial. Seu perfume também deixa os ambientes perfumados e energeticamente equilibrados.


4. Erva-cidreira

 

Outro calmante natural é a Erva-cidreira ou Melissa. Seus princípios ativos diminuem os sintomas da ansiedade, estimulam pensamentos positivos e promovem paz interior. É possível incorporá-la na rotina alimentar na forma de chá de duas a três vezes por dia. Fazendo isso, você vai se sentir mais tranquilo, revigorado e com mais foco e atenção para realizar as suas atividades diárias.


5. Kawa-Kawa

 

A Kawa-Kawa é mais uma das ervas naturais para ansiedade que pode te ajudar a passar por determinados momentos com mais tranquilidade. De nome científico Piper methysticum, essa planta medicinal é oriunda da Oceania e possui propriedades analgésicas, sedativas, relaxante e antidepressiva. 

 

Pura ouassociada à Valeriana, a erva pode auxiliar no tratamento da ansiedade, insônia, depressão e síndrome do pânico. Seu efeito sedativo e relaxante alivia dores musculares, fadiga e pode inclusive ser um adjuvante no tratamento da menopausa.


6. Camomila

 

Assim como a Passiflora e a Valeriana, a Camomila também é uma erva muito popular quando o assunto é diminuir a ansiedade. Um chá quentinho preparado com as folhas secas desta erva atua no sistema digestivo e nervoso acalmando o estresse, a ansiedade, o nervosismo e a agitação.


7. Erva-de-São-João

 

Seu nome científico é Hypericum perforatum, mas a erva também atende pelo nome de Hipericão. Ela é considerada uma das ervas naturais para ansiedade mais potentes que existe, umexcelente antidepressivo natural. Para ter uma ideia, ela é comprada mediante receita médica, pois é utilizada na fabricação de medicamentos ansiolíticos. 

 

Suas propriedades medicinais ajudam a tratar ansiedade, insônia e depressão. Além disso, também alivia os sintomas da TPM e ajuda a regular o humor.


Outras estratégias para controlar a ansiedade

 

Além das ervas naturais para ansiedade, a suplementação em cápsulas da vitamina B12 também pode ajudar a controlar a agitação, o nervosismo e a acalmar os pensamentos. Estudos sugerem que a deficiência de vitamina B12 induz a depressão e a ansiedade, já que a vitamina é fundamental para o desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso. 

 

Outro suplemento alimentar que pode te devolver a qualidade de vida é a melatonina. Trata-se de um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano durante a noite e que possui a função de preparar o organismo para o repouso noturno. 

 

Sabendo que uma noite mal dormida pode causar irritabilidade, fadiga, estresse e ansiedade, investir na suplementação de melatonina pode ser uma excelente estratégia para combater esses males. Fonte: https://www.natulha.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster