Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

curiosidades

Alimentos e Bebidas Que Podem Interferir Em Medicações

"Você sabia que existem alimentos e bebidas que podem interagir com alguns medicamentos e prejudicar o paciente?"

 

Isso ocorre porque estes alimentos e bebidas podem  fazer com que os  efeitos das medicações sejam tanto  aumentados quanto diminuídos. Além disso, também há casos de medicamentos que interferem na absorção de nutrientes induzindo a deficiência nutricional.

 

No caso dos idosos, o dano é maior, já que apresentam a funcionalidade de diferentes órgãos reduzida devido ao envelhecimento. Desse modo, segue uma lista de alimentos/nutrientes e medicamentos que devem ter cautela em seu consumo.

 

Alimentos/nutrientes:


- Frutas cítricas, em especial toranja (Grapefruit) e laranjas amargas:  
 
Podem interferir no uso de mais de 40 fármacos (medicamentos), elas aumentam a biodisponibilidade (quantidade absorvida do fármaco na corrente sanguínea) em até 5 vezes, o que é prejudicial, pois, desse modo, a dose pode ultrapassar a segura e se tornar tóxica. Portanto, deve se evitar ingerir essas frutas e seus sucos em intervalos muito próximos aos dos medicamentos (2 horas aproximadamente). Não deve ser consumidas com anticonvulsivantes, psicoterápicos, soros de ferro e sódio, felodipina (controle da hipertensão), midazolam (indutor de sono) e ciclosporina (imunossupressor).
 
- Bebidas alcoólicas (etanol): 
 
Sua ingestão pode induzir tanto um retardamento quanto uma aceleração do metabolismo de um fármaco, isto é, a transformação de sua forma ativa para a inativa. Quando ocorre a ingestão aguda do álcool, a consequência é o retardamento do metabolismo; de forma crônica, a aceleração. Além disso, pode ocorrer um efeito aditivo com os efeitos adversos do medicamento tornando-os mais fortes, por exemplo a náusea, tontura, confusão e sonolência. Esses fatores aumentam o risco de quedas.
 

Essas características do uso do álcool junto aos medicamentos são preocupantes, principalmente para os idosos, visto que frequentemente tratam mais de uma enfermidade com vários fármacos e apresentam um metabolismo mais lento.

 

Não ingira álcool junto a: antidepressivos, antitermicos (paracetamol), analgesicos, calmantes, antipsicoticos, ácido acetilsalicilico (aspirina), anticoagulantes (varfarina) e anticonvulsivantes.


- Alcaçuz (raiz doce):  
 
Tanto seu extrato quanto chá apresentam componentes que podem interferir em diversos fármacos, entre eles os anti-hipertensivos e os antiarrítmicos. Na verdade, mesmo um consumo do alcaçuz em dose maiores de 50 mg pode gerar efeitos indesejados como o aumento da pressão arterial.
 
 
 
- Alimentos ricos em tiramina: 
 
São queijos fermentados (envelhecidos), frutas secas e muito maduras, vinho tinto, cerveja, carnes envelhecidas (salami) e pães caseiros ou ricos em fermento. Tais alimentos interagem perigosamente com IMAO (inibidores de monoamino oxidase) antidepressivos utilizados em pessoas resistentes a outros tratamentos e geram uma grave crise hipertensiva.
 
- Cafeína:  
 
Presente no café, chá, chocolate e em alguns refrigerantes, reduz a absorção de muitos medicamentos podendo interferir no tratamento, à medida que reduz os efeitos terapêuticos. Não ingerir com esses alimentos: o diazepam (calmante), nortriptilina (antidepressivo) e pentoxifilina (vasodilatador), etc. Ademais, consumir cafeína concomitantemente a teofilina (um broncodilatador) pode aumentar o risco de toxicidade. O grão de café torrado é a fonte mais rica em cafeína, sendo que uma xícara de 150ml,  possui 103 mg de cafeína, o suficiente para causar interações significativas. Fonte: https://informasus.ufscar.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster